sexta-feira, 24 de abril de 2015

Lucro Privado e Lucro Público: tem diferença?


É comum entendermos que Lucro não está relacionado  Governo. Comum ou cultural? Cultural talvez seja a palavra mais adequada, afinal não vemos esta menção em nenhum texto ou comentário relacionado ao tema. Isso poderia fazer uma grande diferença na nossa opinião, senão vejamos: O que é Lucro: Lucro = Receitas (-) Gastos.

Na iniciativa privada, a empresa, ou capital investidor, busca através do Lucro, uma forma de remunerar o capital investido com retorno maior que uma simples aplicação no mercado financeiro, por exemplo (poupança, CDB, fundos de Investimentos, etc). O resultado conseguido, serve para lhe propiciar uma melhor qualidade de vida, a partir da aquisição de bens de consumo, móveis, imóveis, educação e lazer.


Uma instituição beneficente, através de alguns cidadãos remunerados e outros sem remuneração, arrecada fundos, paga seus custos e doa o resultado (o lucro), para que aqueles cidadãos mais necessitados tenham uma melhor qualidade de vida.

Na iniciativa pública, o governo é responsável pela Pátria habitada por seus cidadãos, e que é formado também por alguns destes cidadãos, remunerados, cobra impostos, taxas e contribuições, paga os gastos de sua estrutura e o resultado (o lucro?), aplica para que o cidadão tenha uma melhor qualidade de vida.

Então qual é a diferença? Será que se fosse dada a conotação de Lucro também ao Governo, ele, assim como a empresa e a instituição beneficente, não seria mais eficaz na aplicação dos recursos? Por que não vemos isso? Ou melhor, por que não pensamos assim? Afinal, donde sai o dinheiro que move a máquina chamada governo, se não do ambiente de trabalho? Do investimento e esforço do Empreendedor, o K, e do trabalho e esforço do Trabalhador, o T, certo?  www.kmaist.com.br.

E se fosse possível analisar o Orçamento Familiar sob o ponto de vista do Lucro?

Reflitamos, pois! 



Nenhum comentário:

Postar um comentário